sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O QUE VOCÊ TEM FEITO COM SUA FAMÍLIA E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS:

   “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós”. JS 3:5.

1 - INTRODUÇÃO:
   Após criar Adão e Eva, DEUS os uniu como marido e mulher, abençoou-os e então lhes disse: “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a Terra e sujeitai-a.” Gênesis 1:28. Era propósito de Deus que a Terra fosse povoada com seres criados à Sua própria imagem, compondo famílias que trariam glória a Ele e se tornariam membros da família maior no céu.
 “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”. Isaías 45:18; 
 “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome”. Efésios 3:14 e 15.
   Apesar de o propósito original de Deus haver sido posto de lado como resultado do pecado humano, seu cumprimento final é certo. 

2 – VOCÊ É UM SÓ CORPO COM SUA ESPOSA:
    (“E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne”? MT 19:5).
   Como sabemos, DEUS fez o HOMEM e assim sendo,  vendo ELE a necessidade do homem de uma companheira, ajudadora, criou pois a MULHER, para ser a sua tal companheira . Mas DEUS deixou ao homem algumas recomendações para que ele possa agir e viver em harmonia com a mulher.
   2.1 – AMARÁS A TUA ESPOSA:
   (”Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. EF 5:25.
    A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.
   O AMOR, é o sentimento mais nobre, que pode abrigar o coração de um homem, porém o AMOR, é como uma flor que você planta, mas que precisa ser cuidada; temos que colocá-la no sol, retirar os matos, regar, as vezes adubar, enfim, temos que ter o máximo de cuidado, pois por qualquer descuido essa planta poderá morrer. Assim também é o AMOR, precisa ser cuidado, senão com certeza irá se esfriando, até apagar de vez e depois morrer. E para cuidar que o AMOR não morra, temos quatro condições, ou seja, quatro temperos que com certeza manterão o AMOR, sólido, firme, forte e vivo. São eles; O Diálogo, O Respeito, A Confiança e a Fidelidade.
2.1.1 – DIÁLOGO:       
   Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. É o entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação, Discussão saudável ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.
   Nele, ocorre a circulação da informação e é imperativo que, ao ser transferida, ela seja compreendida pela pessoa que a recebe. A informação é o que está contido no processo da comunicação.
   O diálogo é ter uma ponte de compreensão entre você e outras pessoas, de tal forma que possam compartilhar aquilo que sentem e sabem. É com essa ponte que você pode atingir os outros com idéias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores.
   É essencial em qual quer relacionamento, além de ser a forma mais coerente e concreta de se preservar o amor existente em uma relação, sem ele, fica praticamente impossível manter o relacionamento saudável, seja em que nível for este.
2.1.2 – RESPEITO:
   O respeito significa um sentimento positivo de consideração por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento especifico de consideração pelas qualidades reais do respeitado (Ex: Eu respeito o conceito dela). Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito.
   Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito. E todo relacionamento deve-se manter o respeito, para que o amor não abale o amor existente na relação.
"UM RELACIONAMENTO REQUER MUITO AMOR, SUPERAÇÃO DE SI, DOS PRÓPRIOS DESEJOS. SOBRETUDO RESPEITO MÚTUO”.
2.1.3 – CONFIANÇA:
   Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.
   Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa.
   Durante qualquer relacionamento a dimensão confiança é fundamental. A existência de confiança gera um clima positivo, as pessoas cooperam mais, acreditam mais nas outras etc.
  Dentro de um relacionamento, a confiança deve ser nutrida pelos seguintes quesitos.
  *Cumprir o que prometer:
 *Dizer sempre o que pensa e sente sem se preocupar em agradar aos outros.  
  *Aceitar as pessoas como elas são.
  
*Não Esconder a verdade, passar aos outros as informações relevantes para eles e para o relacionamento..      
*Conviver com valores, sentimentos, prioridades diferentes das nossas.  
 *Crer que as pessoas acreditam em nós.
      
* Tenho convicção sobre nossas idéias.

 * Ser pacientes com os outros.
   Quem não confia é melhor não se relacionar! Não tem coisa pior que ficar desconfiando de quem está ao seu lado, ou ainda, a pessoa que está com você ficar desconfiando de você… Isso desgasta a relação, cansa e destrói o amor.
2.1.4 – FIDELIDADE:

   “Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens”. TT 3:8.

   Fidelidade é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel ,para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que se mantém fiel à referência.
   Implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto.
   Somos cha­ma­dos para ser­mos fiéis no cum­pri­mento dos nos­sos deve­res, não somente aque­les que nos con­fe­rem popularidade ou sucesso, mas tam­bém aque­les mais humil­des e comuns. Aquele que é fiel mínimo será recom­pen­sado com muito. Em cada por­ção de tra­ba­lho honesto, ainda que penoso, árduo, somos coo­pe­ra­do­res de Deus. E tudo o que fizer­mos em Seu nome serve para glorificá-lo.
   A Fidelidade para como o Senhor é a marca de que pertencemos a Ele e, como somos conclamados as sermos fiéis, isso não exige nenhum esforço extra da nossa parte, e não ser vivermos a nova vida que nos está proposta em Cristo, isto é, vivermos no amor de Cristo. Devemos ser fiéis testemunhas de JESUS, não somente de palavras, mas, sobretudo em poder, fazendo as obras DELE e frutificando na sua graça.
3 – INSTRUIR SEUS FILHOS:
  (“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. PV 22:6).
     “Pais que educam filhos, não os visitam na cadeia”; Esse é um grande provérbio popular. Pois é tarefa fundamental dos pais educarem seus filhos, pois o pai que encolhe a correção e a vara de seu filho está o entregando ao mundo da perdição. E o mundo de hoje tem sido cruel para receber os filhos de pais relapsos. Drogas, criminalidades, tráficos, violência, prostituição, cadeia, cemitério e o inferno.
3.1 – A S RESPOSTAS DE DEUS PARA AS DÚVIDAS DOS PAIS;
O dia a dia dos pais, que desejam o melhor para seu filho é cheio de interrogações...

3.1.1- De que maneira devo disciplinar meu filho?
3.1.2- Como educá-lo a fim de que ele se transforme em um homem de bem, cheio de fé e obediente ao Senhor?
3.1.3- Como orientá-lo para que ele faça o que é certo aos olhos do Senhor?
3.1.4- Como instruí-lo no caminho em que deve andar?
3.1.5- Como posso aconselhá-lo sabiamente?

As respostas para estas perguntas encontramos na Palavra de Deus que é cheia de sabedoria ...

"Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Provérbios 3:11-12).

"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).

"O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe" (Provérbios 15:20).

"O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria. O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" (Provérbios 17:21,25).

"Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar" (Provérbios 19:18).

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" (Provérbios 22:6,15).

"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14).

"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma" (Provérbios 29:15,17).

  Veja, amada mãe  e amado pai, que tesouro temos em nossa própria casa! Que tesouro temos diante de nossos olhos! Que conselhos bons e cheios de sabedoria! Podemos dizer que o livro de Provérbios é o manual de disciplina da criança, cheio da sabedoria de Deus e de instruções que poderão nos ajudar a treinar nossos filhos em incontáveis caminhos. É um livro que nos mostra que devemos usar a vara quando necessário.

Mãe, nunca deixe de disciplinar seu filho, pois fazendo assim você estará agindo contra os princípios perfeitos de Deus. LEMBRE-SE sempre do seguinte:

* A Bíblia diz a mim e a você que ... "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela" (Provérbios 22:15).
   A psicologia moderna nos diz que o ser humano é basicamente bom mas a Bíblia diz que ele é falho, corrupto por natureza e precisa se converter e se regenerar.

* Se você não disciplina o seu filho o resultado para a sua tristeza é este ... "O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria." (Provérbios 17:21).
E mais ...
"O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz" (Provérbios 17:25
).
E ainda mais ...
"
A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe" (Provérbios 29:15).

* Se você decide disciplinar seu filho, veja, então, o que a Bíblia diz sobre esta sua decisão ...
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
*Veja que promessa maravilhosa para a vida do seu filho! Portanto, mãe, comece a disciplinar seu filho, pois ... "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).

*Não espere que seu filho obedeça ou faça tudo correto se você não o treinar, não o ensinar. Você tem que ensiná-lo a, por exemplo, não pegar no jarro que está na mesinha do seu conjunto da sala de visita, a não subir a escada que vai para o primeiro andar, porque é perigoso, a não colocar o dedinho na tomada de luz ... Seu filho deve ser treinado "no caminho em que deve andar" (Provérbios 22:6). Este caminho não é o caminho natural da criança mas é o de Deus.

*Mãe, lembre que na disciplina você tem que fazer o uso da vara ... "Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14).
*A vara, que é mencionada na Bíblia quatro vezes, é o instrumento bíblico próprio da disciplina.
Devemos estar atentas para não usarmos nossas mãos, nem os punhos, nem tapa, nem bofetada, nem pontapé ... O instrumento que devemos usar é a vara.
Lembremo-nos sempre do que a Bíblia nos diz ... "O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga" (Provérbios 13:24).

3.2 - COMO DISCIPLINAR SEU FILHO:
Finalmente, a disciplina ...

1- tem que ter em mente a eternidade:
"... e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6);

2- tem que ter em mente o livramento do inferno:
"Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno" (Provérbios 23:13-14);

Mãe, olhe para além dos gritos ou lágrimas do seu filho. Olhe para muito além da sua impaciência ou falta de tempo. Pense no dia em que seu filho deixar este mundo e partir para a eternidade. Para onde será que ele vai? Onde ele irá viver eternamente? No CÉU ou no INFERNO?

ISTO VAI DEPENDER DE VOCÊ.

4 – SEGURANÇA, SUSTENTO E PROTEÇÃO PARA A FAMÍLIA:
   Quanto à divisão de responsabilidades no lar, a Bíblia instrui os maridos a providenciar por suas famílias. Isso significa que ele trabalha e ganha dinheiro suficiente para providenciar por todas as necessidades diárias da sua esposa e filhos. Falhar em fazer isso tem grandes consequências espirituais. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8). Um infiel é um incrédulo. Um homem que não se esforça para providenciar para a sua família não pode chamar-se de Cristão. Isso não significa que a esposa não pode ajudar em sustentar a família – Provérbios 31 demonstra que uma esposa que agrada a Deus com certeza pode fazer isso – mas providenciar para sua família não é sua responsabilidade principal – e sim do seu marido. Da mesma forma, o marido deve ajudar com as crianças e tarefas do lar (assim demonstrando amor por sua esposa). Provérbios 31 também deixa claro que o lar é para ser a área de influência e responsabilidade principal da mulher. Note que suas atividades empresariais não a atrapalham de preparar comida e vestimenta para os do seu lar (v.13-24). Mesmo se ela precisa ficar acordada até tarde e acordar cedo, sua família é muito bem cuidada. Esse não é um estilo de vida fácil para muitas mulheres – principalmente em civilizações ocidentais afluentes – e muitas mulheres estão cansadas e esgotadas por tentarem cumprir mais funções do que realmente devem. Quando isso ocorre, tanto o marido como a esposa devem em oração reorganizar suas prioridades e seguir as instruções da Bíblia para os seus papéis.

   Conflitos sobre a divisão do trabalho no casamento provavelmente vão surgir, mas se o marido e a esposa são submissos a Cristo, esses conflitos vão ser poucos. Se um casal percebe que discussões sobre esse assunto são frequentes e rancorosos, ou se já se tornaram um padrão no casamento, o problema é um problema espiritual, e os dois devem se resubmeter à oração e submissão a Cristo primeiro, e então um ao outro, com uma atitude de amor e respeito.
5- CONQUISTANDO O AMOR DE SUA ESPOSA E O RESPEITO DOS FILHOS:
   Você já parou para pensar o que significa a palavra “família”? O dicionário descreve “família” como um conjunto de todos os parentes de uma pessoa, em especial as que moram com ela (pais, filhos e afins).
Mas o significado afetivo dessa palavra transcende qualquer descrição de dicionário. Para uma grande parte das pessoas “família” significa amor, carinho, cumplicidade, respeito; outras infelizmente não conhecem ou se desconhecem esses adjetivos. O bom convívio familiar se dá pelo contato afetivo, não só pelo laço de sangue que unem essas pessoas numa mesma casa. Tem que ter tolerância e respeito para que esse convívio traga bons fluidos para a vida de uma pessoa, pois a família é à base de qualquer relacionamento social.
Como se ter um bom relacionamento com a família?
5.1 - Em primeiro lugar, O AMOR, que é um sentimento que fortalece almas. Como já diz na Bíblia, ele “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” É do amor que nascem todos os bons sentimentos, é do amor que nasce a união de uma família. Exercite-o dentro do seu lar.
5.2 -  Olhe o lado bom: Veja as qualidades dos integrantes de sua família e os incentive a crescer cada vez mais positivamente. O estímulo positivo transforma as pessoas de tal maneira que tudo a seu redor fica mais alegre e harmonioso.
5.3 -  Converse sempre: Perguntar como foi o seu dia, o que aconteceu de importante e o que aprendeu. Fazendo isso, o vínculo entre vocês acaba transcendendo a genética e fortalecendo o da alma.
Valorize sempre sua família, mesmo que ela não seja a mais certa de todas. Pois nos momentos mais difíceis da sua vida, eles lhe estenderão a mão e lhe darão todo carinho que precisar. Transforme sua casa num LAR, Lugar onde o Amor Reina.
6 – O PAPEL DA ESPOSA NO CASAMENTO:
5.1 - Submissão – render uma obediência inteligente e humilde a uma pessoa revestida por Deus do poder e autoridade. Tito 2.5, I Pedro 2.21-25, I Pedro 3.1-7, Provérbios 3.8
5.2 - Orar pelos maridos;
5.3 - Perdoá-los;
5.4 - Corresponder ao Amor do marido;
5.5 - Comunicar-se com tato e jeito;
5.6 - Encorajá-lo;
5.6 - Submeter-me;
5.7 - Confiar em suas decisões.
5.8 - A prioridade de Deus para você é a beleza interior – I Pedro 3.2
5.9 - Ore para que Deus a oriente e lhe dê a disposição para ser a mulher de I Pedro 3.1-6
* 10 PERGUNTAS PARA AS MULHERES
1 ) Minha vida é controlada pelo Espírito Santo?
2 ) Aceito meu marido como ele é?
3 ) Estou seguindo a liderança do meu marido?
4) Estou vivendo debaixo da proteção de meu marido?
5 ) Meu marido é prioridade em minha vida?
6 ) Estou disposta a submeter-me e a obedecer meu marido?
7 ) Tento ser sexualmente atraente a meu marido?
8 ) Cuido de minha aparência?
9 ) Estou atolada em autocomiseração, medo ou depressão?
10 ) Creio que o coração do meu marido está nas mãos do Senhor?

7 – OS FRUTOS DE SEUS ATOS COM SUA FAMÍLIA:

   Educar os filhos não é uma tarefa muito fácil e a mesma nunca será. Por mais que seu filho possa ser estudioso, religioso, trabalhador, enfim um exemplo para todas as demais crianças, ele ainda possuirá “defeitos”, os quais você não te agradará. Talvez a bagunça do quarto, a rebeldia, mentirinhas bobas, enfim, algo haverá que não lhe agradará. Porém, são coisinhas simples que conforme a criança cresce aprende a dar um basta, mas isso se já houve uma boa criação dos pais a princípio de tudo. Coloque em mente que o mais importante na vida de seu filho é fazer com que ele tenha dignidade, e para que isso aconteça é preciso ensinar a importância da solidariedade, o amor para com o próximo, o valor de ser sincero e honesto, enfim, coisas óbvias, mas que muitos esquecem.
   É isso mesmo, tudo começa falando e explicando com calma o que seu filho deve fazer. Corrigindo pacientemente, e também dando correções caso achar necessário. Assim o respeito surgirá dele para com você, se assim ele também ver em você tal cumplicidade. Conquistando a confiança dele, você já deve começar a falar abertamente sobre drogas, sobre a importância de não conversar com estranhos, de preservar o corpo, não se prostituindo, não tomando bebidas alcoólicas, enfim, aquilo que é necessário ensinar a uma criança.
   Mas, é importante lembrar que você é o exemplo para seu filho, pois ele observa se você fuma, se você bebe, se fala palavrões, se briga, assim como ele vê se você lê livros, analisa jornais e revistas, se você busca todos os dias a presença de Deus, se cuida de sua higiene, entre todos os demais fatores. Não estou lhe dizendo que você é o espelho de seu filho, mas praticando o que é certo, ele jamais terá argumentos contra você. Por este motivo desde já seja um belo exemplo para seu filho, se for necessário nasça novamente, mas não estrague a vida de um ser humano que vai aprender a viver com você. Lembre-se que seu filho é sua responsabilidade total, então nunca desista de educá-lo, afinal de contas você é o responsável por ele, que deve orientá-lo e amá-lo todos os dias de sua vida.
   Aprenda a obedecer e esperar em Deus para saber o desenrolar da sua vontade. Salmo 46.10
   A porta da entrada da família precisa estar constantemente fechada para o diabo e seus agentes e não somente fechada, mas protegida pela presença do sangue precioso de Jesus. O caminho para essa vitória é a oração, leitura da Palavra de Deus, vigilância, testemunho cristão e amor, vínculo da perfeição, da integração entre pais e filhos, a pedra do toque que dá beleza a família, seja pobre ou rica. A família deve permanecer, custe o que custar. Organize bem a sua família e Deus certamente há de abençoá-la poderosamente.
Não existe casamento perfeito, porque não existem no mundo duas pessoas perfeitas, que não falhem algum dia.Casar é encaixar, é ajustar.
   LEMBRRE-SE, SUA FAMÍLIA DEPENDE DO QUE VOCÊ FAZ POR ELA, E AS CONSEQUÊNCIAS PODERÃO SEREM BOAS OU RUINS, DEPENDENDO DE COMO VOCÊ IRÁ CONDUZIR SUA FAMÍLIA. OU VOCÊ TERÁ PAZ, COM FILHOS OBEDIENTES, PRÓSPEROS, FELIZES, HOMENS E MULHERES DE VALORES, OU MARGINAIS, PROSTITUTAS, TRAFICANTES, DELINGUENTES, ETC.
  O QUE VOCÊ FIZER HOJE PARA SUA FAMÍLIA IRÁ DETERMINAR O SEU FUTURO, DE SUA ESPOSA E DE SEUS FILHOS.
EV. VIRGÍLIO NASCIMENTO
IGREJA BATISTA GETSÊMANI
NOVA LIMA-MG
E-MAIL: ev.virgilionascimento@bol.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário