terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

WORKSHOP DE EVANGELISMO IGREJA BATISTA GETSÊMANI - MISSÃO NOVA LIMA - MG

                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        IGREJA BATISTA  
 GETSÊMANI
 MISSÃO NOVA LIMA – MG



COORDENAÇÃO: PR. DÉCIO MELO/ PR. EDGARD GOMES
DEPARTAMENTO DE EVANGELISMO:
EV. VIRGÍLIO NSCIMENTO

1ª PALESTRA:

O QUE É EVANGELISMO E PARA QUE EVANGELIZAR?

PRELETOR: EV.VIRGÍLIO NASCIMENTO

1 –
                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                   
                                                                                                                                                              IGREJA BATISTA
                                                                                                                                                              GETSÊMANI
                                                                                                 MISSÃO NOVA LIMA – MG



COORDENAÇÃO: PR. DÉCIO MELO/ PR. EDGARD GOMES
DEPARTAMENTO DE EVANGELISMO:
EV. VIRGÍLIO NSCIMENTO
1 – INTRODUÇÃO:
   Criou DEUS o homem em santidade de espírito, a sua imagem e semelhança; E o homem tinha comunhão plena com ELE, até que fora seduzido pelo diabo a desobedecer, perdendo assim a santidade.
Com o passar do tempo, cada vez mais o homem se distanciava de DEUS, criando assim um abismo entre DEUS e o homem, o pecado (única coisa que nos afasta de DEUS).
   E assim sendo, foi preciso que DEUS elaborasse um plano, para resgatar o homem e este plano consistiu na morte de JESUS na cruz do Calvário, para nos libertar do pecado.
Com a morte de JESUS, criou-se uma ponte sobre este abismo, estabelecendo o único caminho que nos leva a DEUS e a salvação.
   JESUS ressuscitou ao terceiro dia e foi aos seus discípulos e deu-lhe então uma ordenança: MT 28:19-20; Comissionando cada discípulos seu a ir e anunciar o seu Evangelho a todas as nações.
   Assim sendo, somos os discípulos de JESUS no mundo atual, onde imperam guerras, violências, drogas, prostituições, crises familiares, declínio da fé, falta de amor, em geral, o pecado tem dominado o homem na face da terra. É então nossa missão, dos discípulos de JESUS, semear o SEU Evangelho a toda terra, anunciando assim o reino de DEUS, a salvação e a vida eterna em CRISTO JESUS.
Logo podemos definir evangelismo, como sendo, o ato  ou efeito de  pregar a “palavra de deus”, espalhando-a  todos os povos, raças e nações, anunciando o reino de “deus” e a volta de jesus cristo, levando a salvação a todos e ensinado guardar as ordenanças de jesus cristo. Com o objetivo de um dia desfrutar da glória eterna, ao lado do pai e do filho e do espírito santo.


2 - O QUE É, EVANGELHO, EVANGELIZAÇÃO E EVANGELISMO?

  Estas três palavras possuem definições fortes e contundentes em nossas vidas, enquanto uma se torna uma tarefa, a outra é a descoberta da salvação e a outra é a ação.uma delas é voltada para o mundo em pecado a outra é voltada para a igreja, ambas dependem uma da outra, e estão nas mãos da igreja.
2.1 - EVANGELHO:
O termo evangelho vem do grego evanguélion, que significa, literalmente, boas novas. Quando os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de jesus (lc 2.10,11) foi empregado o verbo correlato evanguelizo, que tem o significado de levo ou trago boas novas, naquele exato momento começa-se a cumprir as promessas de deus com relação ao salvador da humanidade.
Evangelho é então o anuncio do cumprimento da providência de deus para salvação dos pecadores, que se realizou com a vinda de seu filho ao mundo.
2.2- EVANGELIZAÇÃO:
   A palavra evangelização provém do grego evaggelizo, cujo significado é: "anuncio boas novas". Basicamente, pois, evangelização é levar o evangelho às pessoas, é a apresentação de jesus cristo no poder do espírito santo, de tal maneira que os homens possam confiar nele como salvador e servi-lo como senhor de suas vidas.
Desta forma podemos definir que evangelização é quando levamos as pessoas ao pleno conhecimento da verdade de deus em relação ao seu filho jesus cristo. Aqueles, porém que entendem que a evangelização é uma ação que consiste em levar perdidos a jesus para serem salvos por ele, hão de empenhar-se apaixonadamente na propagação do evangelho.
2.3- EVANGELISMO:
   Evangelismo é a ação cujo objetivo é levar os homens a conhecerem sua condição de pecadores perdidos e a conhecerem o plano de deus para sua salvação; induzi-los à aceitação de jesus cristo como filho de deus, salvador e senhor, e integrá-los na vida cristã.
Nesta definição vamos encontrar três pontos básicos de apoio que devem ser verificados, são eles:
2.3.1 - INFORMAÇÃO:
    Evangelismo é uma ação que tem por fim informar. Se faz necessário que o ser humano seja informado de sua condição de pecador e de sua vida distanciada da presença de deus, da necessidade de arrepender-se de seus pecados e ser informado que deus o ama (jo 3.16), que entregou seu filho para salva-lo. Nesta área de informação deve-se utilizar todos os meios de comunicação possível, desde o rádio até a internet. Inclusive este que estamos fazendo agora.
2.3.2 - CONVENCIMENTO:
   Evangelizar também é convencer o homem de seu estado pecaminoso, além de anunciar ao homem o seu estado é necessário que o evangelista dê lugar
Ao espírito santo para que este possa usá-lo para convencer o pecador que ele precisa de salvação.
3 - INTEGRAÇÃO:
 Consiste no discipulado, durante o qual o novo crente aprende as doutrinas bíblicas, cresce em poder e fé e se desenvolve, aplicando-se cada vez mais ao serviço de deus. Desta forma a evangelização de uma pessoa não termina quando ele aceita a jesus mas está apenas começando. Depois de examinarmos estas definições, chegamos a conclusão, que evangelizar é uma tarefa muito importante e difícil, a qual não pode estar nas mãos de pessoas individualistas que não possuem compromisso com a obra de deus, é preciso investir, treinar, capacitar e ter métodos avançados e modernos de evangelização.

3.1 - MOTIVOS QUE NOS LEVAM AO EVANGELISMO:
Quando lemos a bíblia sagrada, vamos encontrar alguns motivos fortes que nos leva a querer fazer evangelismo, vejamos alguns destes pontos fortes:
3.1 - O CONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS:
 Quando lemos a bíblia sagrada e nela encontramos que a principal vontade de deus é que todos cheguem ao pleno conhecimento da salvação (i tm 2.4), nos colocamos em posição de ordem, pois sendo deus meu senhor devo fazer de tudo para que a sua vontade seja cumprida. Essa vontade revela o amor de deus para com todos os pecadores e ao mesmo tempo a grandiosidade da obra que é a evangelização.
3.2 - A ORDEM DE JESUS:
 Nesta ordem de JESUS podemos ver que se faz necessário a existência de um discipulado obediente, espiritual e dinâmico; implica também, na organização eficiente da evangelização local e missionária. Na ordem de jesus registrada em marcos 16.15, distinguem-se os seguintes elementos:
3.2.1- O CAMPO DE ATIVIDADE PARA A EVANGELIZAÇÃO - O MUNDO INTEIRO;
3.2.2- O ALVO A SER ATINGINDO - O HOMEM;
3.2.3-  A TAREFA ESPECÍFICA A SER CUMPRIDA - A PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
3.2.4-  - A REVELAÇÃO DAS SAGRADAS ESCRITURAS:
 Quando lemos na bíblia sagrada, como se encontram as almas sem cristo ( rm 3.10-12, 23; 6.23), e começamos a pensar no sofrimento que há no inferno e que este sofrimento é eterno para aqueles que não aceitaram a jesus cristo e que eles poderão estar lá porque eu não fiz a minha parte. E nesta mesma revelação vamos encontrar a bíblia afirmando que uma só alma vale mais que o mundo inteiro ( mc 8.36,37). Para podermos evangelizar as almas precisamos olhar como jesus olha para elas; como ovelhas sem pastor, desgarradAS E SOFRENDO, SE NÃO TIVERMOS ESTA VISÃO DAS ALMAS NUNCA TEREMOS CORAGEM DE EVANGELIZAR.
3.2.5-  - COMPREENSÃO DE QUE SOMENTE O EVANGELHO PODE SALVAR:
 É tolice tentar encontrar salvação fora do evangelho (rm 10.13-17), e os crentes tem este poder. A grande solução da humanidade não está na política bem feita, ela pode até ajudar na vida material mas, não servirá de nada no lado espiritual, o desenvolvimento econômico também não têm capacidade de oferecer salvação, nem a ciência tem poder para isto, mas o evangelho têm, e este evangelho que está em nós devemos repartir com aqueles que ainda não conhecem a salvação que está em cristo jesus.
3.2.6-  - A VISÃO DA EXTENSÃO DA OBRA:
Jesus disse que o nosso campo seria o mundo (mc 16.15), haja vista que a cada dia que se passa milhões de pessoas nascem, muitas em países comunistas, que ainda impõem as cortinas de ferro, e estão esperando por nós, será que vamos cruzar os braços diante desta grande tarefa ?
3.2.7-  - Visão da Responsabilidade Pessoal:
 Quando Deus chamou a Ezequiel, Ele o colocou como atalaia sobre a casa de Israel, (Ez 3.17) será que é diferente? Deus tem nos constituído como um atalaia não apenas em Israel mas principalmente para o mundo. E como podemos escapar desta responsabilidade? Não podemos, Deus ordenou e temos que cumprir nossa missão.
4 - JESUS O PRIMEIRO EVANGELISTA:
4.1 - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS:
4.1.1 -  ESFORÇADO:
 JESUS ERA ESFORÇADO NA OBRA QUE REALIZAVA, A BÍBLIA RELATA QUE DOIS DOS DISCÍPULOS DE JOÃO BATISTA O SEGUIAM, DESEJOSOS DE SABER ONDE O MESTRE MORAVA, JESUS OS CONVIDOU A ACOMPANHÁ-LO E PERMANECEU COM ELES QUASE TODO AQUELE DIA, ENSINADO-LHES A PALAVRA DE DEUS, ELES QUERIAM APENAS CONHECER AONDE O MESTRE MORAVA PORÉM JESUS APROVEITOU A OPORTUNIDADE PARA CONVENCE-LOS DE QUE ELE ERA O MESSIAS ESPERADO POR ISRAEL.
4.1.2 -  PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO:
 NESTE MESMO EPISÓDIO REVELA DUAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE JESUS A PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO, ELE NÃO TINHA PRESSA EM EVANGELIZAR, ELE PODIA APENAS TER MOSTRADO ONDE MORAVA E PRONTO, MAS ELE VIU A OPORTUNIDADE DE ENSINAR MAIS A RESPEITO DELE E DA SUA MISSÃO.
4.1.3 -  COMPAIXÃO:
 EM MATEUS 14.14, VAMOS ENCONTRAR QUANDO A BÍBLIA AFIRMA QUE JESUS POR COMPAIXÃO AS ALMAS QUE ALI ESTAVAM AS CUROU DE SUAS ENFERMIDADES, E NÓS QUANTAS VEZES PASSAMOS PERTO DE PESSOAS QUE PRECISAM DE UMA PALAVRA E NADA FAZEMOS.
4.1.4 -  ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO:
 JESUS DURANTE TODA A SUA VIDA, VIVEU UMA VIDA DE SACRIFÍCIOS, POIS ELE MESMO DECLAROU (MT 20.28). FOI JUSTAMENTE ISSO QUE ELE FEZ DURANTE SEU MINISTÉRIO TERRENO, PASSAVA NOITES INTEIRAS ORANDO, PASSAVA HORAS E MAIS HORAS CURANDO OS ENFERMOS, PERCORRIA VILAS E CIDADES PREGANDO A PALAVRA DE DEUS E JAMAIS DESPEDIU UMA PESSOA SEM LHE AJUDAR, ESTE EXEMPLO É QUE NÓS DEVEMOS SEGUIR.
4.1.5 -  PRECISO :
JESUS NÃO GASTAVA TEMPO COM FILOSOFIAS HUMANAS E ESPECULAÇÕES ELE IA DIRETO AO PONTO SEM PERDA DE TEMPO. ( LC 5.21-24). JESUS NÃO PERMITIA QUE QUALQUER DEBATE QUE ELE TIVESSE, TOMASSE OUTRO RUMO A NÃO SER O REINO DE DEUS (JO 3.1-21; JO 4.1-30), INFELIZMENTE QUANDO MUITOS VÃO EVANGELIZAR SE DEIXAM LEVAR COM CONVERSAS QUE OS DESVIAM TOTALMENTE DO OBJETIVO.
4.1.6 -  ESPÍRITO COMPREENSIVO E PERDOADOR:
 JESUS COMPREENDIA AS FRAQUEZAS HUMANAS, E AO INVÉS DE SER UM JUIZ IMPLACÁVEL, ELE PERDOAVA AOS QUE SE ARREPENDIAM, PODEMOS VER ISSO CLARAMENTE NA MULHER ADÚLTERA (JOÃO 8.1-11). O EVANGELISTA PRECISA APRENDER COM O MESTRE A COMBATER O PECADO, PROCURANDO, CONTUDO, SALVAR O PECADOR, A CONSIDERAR O PECADOR COMO UM ENFERMO, QUE PRECISA DE CUIDADOS E NÃO DE AÇOITES.
4.1.7 -  DINAMISMO:
  JESUS ERA DINÂMICO, NÃO PARAVA UM MOMENTO A NÃO SER O NECESSÁRIO PARA DESCANSAR E REPOR AS ENERGIAS PERDIDAS DAS CAMINHADAS PRECISAMOS APRENDER COM ELE.
 5 - CONCLUSÃO:
O EVANGELISMO É A FORMA DE TODOS TORNAREM-SE CONHECEDORES DE DEUS E DE SUA PALAVRA, PARA ISTO, TEMOS QUE INVESTIR EM TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO  DE LÍDERES,
MOBILIZAÇÃO DE TODA IGREJA, QUE DEVE ESTA COBERTA EM ORAÇÃO E EM SUBMISSÃO AO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
TEMOS QUE EVANGELIZAR O MUNDO EM NOSSA GERAÇÃO: CADA GERAÇÃO DE CRISTÃO TEM ESTA DÍVIDA PARA COM SEU PRÓPRIO TEMPO. PODEMOS CONSEGUI-LO SE PERMITIRMOS QUE DEUS OPERE POR NOSSO INTERMÉDIO EM UM CICLO PERPÉTUO DE EVANGELIZAÇÃO.
"TUA INCUMBÊNCIA ÚNICA SOBRE A TERRA É GANHAR ALMAS."

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
EV. VIRGÍLIO NSCIMENTO


                                                                                                                                                             

Um comentário:

  1. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor

    Ivone Boechat (autora)



    A felicidade de qualquer nação depende, fundamentalmente, do reconhecimento da soberania de Deus e a influência que Ele passa a exercer sobre as pessoas, sobre as famílias e todas as instituições. Quando se buscam deuses falsos ou quando não se cultua a nenhum deus, quando a Palavra de Deus e as suas Leis não têm lugar de adoração e destaque na vida da sociedade, ela perece entregue aos vícios, à depressão, à infelicidade.Uma nação se constrói no alicerce da fé. Cada cidadão bem orientado, com uma base sólida de educação, vai ajoelhar-se, aos pés de Cristo, buscando a comunhão com Deus. Porque “Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” Sl 19:1. Ninguém é insensível à majestade divina, quando lhe apontam para a grandeza do Seu poder.
    Feliz é a nação que “instrui ao menino no caminho em que deve andar” Pv 22:6.
    Feliz é a nação, onde a juventude “Lembra-se do Seu criador nos dias da sua mocidade. Ec.12:1.
    Feliz é a nação, onde os “príncipes ensinam aos anciãos a sabedoria…” Sl 105:22.
    Feliz é a nação que atende aos profetas de Deus, pois suas palavras são “…como uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações” II Pe 1:19.
    Feliz é o cidadão que reclina sua fronte nas sagradas escrituras, porque “seca-se a erva e murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” Is 40:8.
    Feliz é o homem que “anda pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça” Pv.8:20.
    A humanidade clama pela presença do Deus vivo, fiel, justo, capaz de transformar as tristezas desta civilização decadente numa geração eleita, confiante.
    Cada família pode se apresentar como agência do bem, responsável por seus filhos, vigilantes da paz.
    O homem foi criado para viver feliz, serenamente, entre as flores do imenso jardim do Universo – único verso divino, ritmado na cadência de vozes angelicais e nas bênçãos que o Pai das luzes derrama sobre seus filhos.
    Feliz é a nação que se esforça para caminhar debaixo da potente mão do Senhor e reconhecer que, desde a antiguidade, “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”. Is 9:2.

    http://jornalgospelnews.com.br/2010/09/28/feliz-e-a-nacao-cujo-deus-e-o-senhor/

    ResponderExcluir